quinta-feira, 6 de setembro de 2012

AULA PRÁTICA 
8ª SÉRIE "A"
SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS 

ROTEIRO DE AULA PRÁTICA
SEPARAÇÃO DOS COMPONENTES DE UMA
MISTURA HETEROGÊNEA

I - INTRODUÇÃO

Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. Em função disso, é necessário utilizarmos métodos de separação se quisermos obter uma determinada substância.
Para a separação dos componentes de uma mistura,. Ou seja, para a obtenção separada de cada uma das suas substâncias puras que deram origem à mistura, utilizamos um conjunto de processos físicos denominados análise imediata. Esses processos não alteram a composição das substâncias que formam uma dada mistura.
A escolha dos melhores métodos para a separação de misturas exige um conhecimento anterior de algumas das propriedades das substâncias presentes. Assim, se tivermos uma mistura de açúcar e areia, devemos saber que o açúcar se dissolve na água, enquanto a areia não se dissolve.
Muitas vezes, dependendo da complexidade da mistura, é necessário usar vários processos diferentes, numa sequência que se baseia nas propriedades das substâncias presentes na mistura.
Alguns dos métodos de separação são tão comuns que nem pensamos neles como processos de separação, por exemplo, a "escolha" dos grãos de feijão (catação) e a separação de amendoim torrado das suas cascas (ventilação), ou ainda as máquinas existentes em bancos, as quais separam as moedas em função de seus tamanhos (tamisação). Esse processo é também usado para separar laranjas em diferentes tamanhos ou quando usamos uma peneira.

II - OBJETIVO:

Separar os componentes de uma mistura heterogênea por meio de filtração, decantação, catação, flotação, sublimação e imantação.

III - MATERIAIS:

  •  Papel filtro; vela de filtro; pó de café; agua quente; agua com resíduos sólidos; colher; béquer; (I)
  •  Arroz com palha; abanador; bacia. (II)
  • Fubá de milho; limalha de ferro; imã. (III)
  • Bolinhas de isopor; feijão com milho;bacia; (IV)
  • Copo; agua; barro; copo, agua e óleo. (V)
  • Isopor, agua, bacia e areia;(VI)

IV - PROCEDIMENTOS:

I – Filtração:
  • Pegar o café e colocar no Becker e adicionar água quente. Colocar o coador ou filtro de papel no Becker. Pegar o café misturado com a água quente e despejar no Becker com o coador ou filtro de papel. Verificar o que aqcontece
  • Pegar a vela de um filtro e colocar em um Becker. Despeje água com resíduos sólidos no Becker com a vela. Verificar o que acontece
II – Ventilação:
  •       Coloque em uma bacia arroz com palha. Pegue a bacia e jogue pra cima fazendo movimentos de abanação. Verificar o que acontece.
III – Separação magnética:
  •       Pegue limalhas de ferro e misture com tapioca em uma bacia. Pegue um imã e passe por cima da bacia. Verificar o que acontece.
IV – Catação
  •      Pegue as bolas de isopor coloridas e coloque em uma bacia. Separe-as de acordo com suas cores.
 V - Decantação
  •    Pegue um copo, despeje água e barro. Pegue outro copo, coloque água e óleo, logo depois separe-os, verificando o que acontece.
 VI – Flotação
  •       Colocar areia com isopor e água em uma bacia. Depois separe-os, verificando o que acontece.

I - Filtração                      II - Ventilação  
 
  
                                                               III- Separação  
   Magnética

  
  IV - Catação                     V - Decantação 


                                                           VI- Flotação

Apresentação do Material utilizado na Aula Prática de Separação de Misturas Heterogêneas.



 Aluna preparação da Mistura para fazer a FILTRAÇÃO.

 
  SEPARAÇÃO POR VENTILAÇÃO

 


SEPARAÇÃO MAGNÉTICA

CATAÇÃO



FLOTAÇÃO

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