AULA PRÁTICA
8ª SÉRIE "A"
SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA
SEPARAÇÃO
DOS COMPONENTES DE UMA
MISTURA
HETEROGÊNEA
I
- INTRODUÇÃO
Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. Em função
disso, é necessário utilizarmos métodos de separação se quisermos obter uma
determinada substância.
Para a separação dos componentes de uma mistura,. Ou seja, para a
obtenção separada de cada uma das suas substâncias puras que deram origem à
mistura, utilizamos um conjunto de processos físicos denominados análise
imediata. Esses processos não alteram a composição das substâncias que
formam uma dada mistura.
A escolha dos melhores métodos para a separação de misturas exige
um conhecimento anterior de algumas das propriedades das substâncias presentes.
Assim, se tivermos uma mistura de açúcar e areia, devemos saber que o açúcar se
dissolve na água, enquanto a areia não se dissolve.
Muitas vezes, dependendo da complexidade da mistura, é necessário
usar vários processos diferentes, numa sequência que se baseia nas propriedades
das substâncias presentes na mistura.
Alguns dos métodos de separação são tão comuns que nem pensamos
neles como processos de separação, por exemplo, a "escolha" dos grãos
de feijão (catação) e a separação de amendoim torrado das suas
cascas (ventilação), ou ainda as máquinas existentes em bancos,
as quais separam as moedas em função de seus tamanhos (tamisação).
Esse processo é também usado para separar laranjas em diferentes tamanhos ou
quando usamos uma peneira.
II
- OBJETIVO:
Separar os componentes de
uma mistura heterogênea por meio de filtração, decantação, catação, flotação,
sublimação e imantação.
III
- MATERIAIS:
- Papel filtro; vela de filtro; pó de café; agua quente; agua com resíduos sólidos; colher; béquer; (I)
- Arroz com palha; abanador; bacia. (II)
- Fubá de milho; limalha de ferro; imã. (III)
- Bolinhas de isopor; feijão com milho;bacia; (IV)
- Copo; agua; barro; copo, agua e óleo. (V)
- Isopor, agua, bacia e areia;(VI)
IV
- PROCEDIMENTOS:
I
– Filtração:
- Pegar o café e colocar no Becker e adicionar água quente. Colocar o coador ou filtro de papel no Becker. Pegar o café misturado com a água quente e despejar no Becker com o coador ou filtro de papel. Verificar o que aqcontece
- Pegar a vela de um filtro e colocar em um Becker. Despeje água com resíduos sólidos no Becker com a vela. Verificar o que acontece
II
– Ventilação:
- Coloque em uma bacia arroz com palha. Pegue a bacia e jogue pra cima fazendo movimentos de abanação. Verificar o que acontece.
III
– Separação magnética:
- Pegue limalhas de ferro e misture com tapioca em uma bacia. Pegue um imã e passe por cima da bacia. Verificar o que acontece.
IV
– Catação
- Pegue as bolas de isopor coloridas e coloque em uma bacia. Separe-as de acordo com suas cores.
V - Decantação
- Pegue um copo, despeje água e barro. Pegue outro copo, coloque água e óleo, logo depois separe-os, verificando o que acontece.
VI
– Flotação
- Colocar areia com isopor e água em uma bacia. Depois separe-os, verificando o que acontece.
I - Filtração II - Ventilação
III- Separação
Magnética
IV - Catação V - Decantação
Apresentação do Material utilizado na Aula Prática de Separação de Misturas Heterogêneas. |
Aluna preparação da Mistura para fazer a FILTRAÇÃO.
SEPARAÇÃO POR VENTILAÇÃO
SEPARAÇÃO MAGNÉTICA
CATAÇÃO
FLOTAÇÃO
Interessante, pois são aulas fáceis e instrutivas! Parabéns.
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